5 dicas para deixar seu computador novo

limpeza-avancada

Não há nada igual a um computador novinho. Funcionando perfeitamente, sem travar ou demorar muito para executar uma ação. E você só percebe isso quando o seu computador não oferece o mesmo desempenho do começo. Se você já está nessa situação ou está prevendo que pode acontecer logo pode passar por situações que incomodam qualquer pessoa.

Já imaginou se o seu computador travar bem quando estiver fazendo uma apresentação de trabalho. Ou falhar naquele momento mais legal do filme que você está vendo no Netflix. Enfim, poderíamos dar vários exemplos mas a verdade é que ninguém quer ficar com um computador ruim que só dá dor de cabeça.

Por isso a Valenet separou 5 dicas para você deixar o seu PC como novo. Aproveite!

1 – ESPAÇO LIVRE

Um erro grave cometido por muitos é encher o computador e não deixar espaço livre em sua memória. Um PC com toda a memória principal comprometida não terá um bom desempenho. Por isso, o recomendado é que você deixe de 20 a 30% de espaço livre. O que acontece é que quando você não deixa quase nada de espaço os novos arquivos e carregamentos podem dar problema pois necessitam de espaço para funcionar corretamente. Sem falar que isso também vai ajudar o Windows a se organizar melhor.

dica-valenet

2 – EXCLUA PROGRAMAS NÃO USADOS

Pense naquele seu armário que está entupido de roupa. Você sabe que usa frequentemente menos da metade das roupas. Só que quando pretende escolher alguma roupa acaba tendo que mexer em todas para achar o que quer naquele momento. E isso acaba dando um trabalhão!

É exatamente isso que acontece com o seu computador quando existem muitos programas que não são usados. Esses programas ocupam muito espaço na memória e atrapalham o desempenho do seu computador. Portanto, desinstale os programas que não usa mais.

dicas-valenet

3 – OTIMIZE OS DISCOS

A desfragmentação de disco sempre foi um processo chato de demorado. Porém, nas versões mais atuais do Windows isso mudou. Agora os recursos de otimização do sistema operacional conseguem fazer a desfragmentação bem mais rapidamente. Lembre-se que se você possui um SSD não é recomendado que você faça a desfragmentação.

Para executar essa tarefa abra o Explorador de Arquivos e clique em “Este Computador”. Em seguida, clique com o botão direito sobre a unidade de armazenamento – “Disco Local (C:)”. Você também pode ir nas “Propriedades” e nas abas “Geral” e “Ferramentas”, e habilitar as funções “Limpeza de Disco” e “Otimizar”.

dicas-valenet1

4 – INICIALIZAÇÃO

Se vários softwares são inicializados com o Windows, é bem provável que você consiga ir preparar um café enquanto espera que tudo esteja carregado. Isso acontece quando muitos softwares abrem junto com o sistema operacional tornando o carregamento lento e demorado.

A sua sorte é que é bem fácil mudar isso. Abra o menu “Iniciar”, digite “msconfig” na barra de buscas. Na aba que vai aparecer deixe marcado apenas os softwares realmente necessários, mantenha as atualizações em segundo plano, mas vá com calma e não desmarque aquilo que você não sabe o que é.

valenet-dicas

5. USE PROGRAMAS DE LIMPEZA

Já conseguiu seguir todos os passos anteriores? Então agora você pode usar alguns programas para ajudar na limpeza da máquina. São programas que ajudam a identificar arquivos temporários que podem estar ocupando espaço no seu PC. Veja quais são os melhores:

Auslogics Registry Cleaner

Aplicativo que analisa os registros do Windows em busca de entradas inválidas. Desta forma, você consegue manter o sistema organizado e limpo de itens que foram esquecidos por programas já desinstalados.

CCleaner

Excelente para fazer todos os tipos de varredura no seu computador. Reúne funções práticas e eficientes para que seu PC funcione perfeitamente.

Advanced SystemCare

Traz diversos recursos de limpeza de arquivos e registros, e também uma ótima opção para otimizar o disco. Inclusive o programa promete melhorar o desempenho da internet no seu PC.

5 dicas para deixar seu computador novo